COMO É A ENERGIA ELÉTRICA FOTOVOLTAICA
Descrevemos nessa seção, de forma rápida, o tipo on-grid, que dispensa uso de baterias (diferente do off-grid ou híbrido), e é atualmente o sistema mais popular no mercado.
OS PAINÉIS SOLARES GERAM A ENERGIA "BRUTA"
É onde começa o sistema, a luz do sol, não o calor, gera energia elétrica através das células fotovoltaicas. Essa energia é conduzida por filamentos que interligam todas as células de um painel, obtendo assim grandes potências elétricas.

O INVERSOR DEIXA A ENERGIA PRONTA PARA USO
Esse equipamento é como o "maestro" da energia elétrica, pois sintoniza todas as características elétricas da energia que vem dos painéis, como a tensão (volts) por exemplo, com a energia que vem da rua (distribuidora local). Desta forma ele consegue imediatamente disponibilizar para uso normal, nas tomadas por exemplo, toda a energia produzida pelo sistema.

A ELETRICIDADE PRODUZIDA DE SOBRA DURANTE O DIA VOCÊ USA DE NOITE
Normalmente este tipo de projeto é feito de forma que os painéis gerem durante as 12 horas de sol, energia suficiente para as 24 horas do dia, em média. Então durante a luz do dia uma sobra de energia vai para a rede da distribuidora, e de noite, atravéz do sistema de compensação, você pode usar a energia elétrica que "sobrou" e portanto sem pagar nada por ela.

NO VERÃO GERA MAIS ENERGIA
Além da compensação entre o dia e a noite, também é comum compensações entre as época com mais e menos radiação solar. E isso é possível pois os créditos da "sobra" de energia ficam disponíveis para uso por até 5 anos. Isso tudo é projetado também conforme épocas de mais ou menos uso de energia elétrica pelo cliente, como por exemplo no inverno, que usamos mais aquecedores elétricos.
